terça-feira, 2 de setembro de 2014

# 23 Privacidade

A “popularidade” que em tempos a breve incursão pelo jornalismo televisivo me trouxe incomodava-me. Bastava um relance de uma madeixa minha e lá vinham as vizinhas congratular-me pela aparição pública. Acabei por escolher o anonimato. Prezo demasiado o poder andar despreocupadamente pelas ruas... Até que me tornei “teacher” e esses dias acabaram. No primeiro ano de trabalho calharam-me dez turmas, em média com vinte miúdos cada. Mais os outros todos que nos reconhecem dos intervalos. Do dia para a noite tornei-me “popular” na minha cidade. No supermercado, numa esplanada, num jardim é invariável ouvir: “Olha, está ali a minha ‘ticher’? “Quem?!” - perguntam os pais. “A minha professora de inglês!”. Sorriem envergonhados, acenam, e obrigam os adultos a olhar para a “ticher” deles. E eu, de sorriso amarelo a amaldiçoar ter adiado a ida ao cabeleireiro ou o ter vestido a primeira coisa que me veio à mão. Os mais afoitos correm, querem um beijinho e alguns assustam-me quando vou pela rua de headphones nos ouvidos e me agarram à traição! E falando de sustos, foi grande o que apanhei quando encontrei um dos pirralhos na natação. Mal o vi pensei logo nos comentários da turma na segunda-feira. Okay, estou com ar de inseto gigante de fato de banho, óculos e touca enfiada, mas pronto, podia ser pior. E foi. À saída do duche oiço uma vozinha familiar: “Olá, teacher!”. Só quis um buraco para me enfiar. Que raio faz um miúdo de nove anos no balneário das senhoras? Para as mamãs extremosas os filhos são bebés a vida toda, mas eu sou só a teacher deles, got it?

4 comentários:

  1. oh ticher, mas eu acho que deve ser delicioso ter uns alunos (numas idades encantadoras) que gostam tanto de ti e te cumprimentam tão carinhosamente e com tanto orgulho. :) Aproveita ao máximo o que eles te dão, porque são mesmo amigos de verdade, esses teus alunos. cravo

    ResponderEliminar
  2. mas eu já fiz o comentário. agora não vou repetir, ticher. cravo a sentir-se decepcionada.

    ResponderEliminar
  3. Olá Cravo!! [big smile] :) Eu adoro ser "ticher" e quero aproveitar todos os momentos. É por isso que também escrevo estes apontamentos. Para nunca me esquecer desta aventura. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Muitos Parabéns, Titcher ! Se os teus alunos sabem, vais ter uma festa de aniversário, bem gira. Espero bem que sim! Beijinhos. Cravo

    ResponderEliminar