terça-feira, 10 de setembro de 2013

#4 Apresentações

Arrumada a questão dos nomes, quis passar a outro tópico. Mas nessa momento a grande curiosidade era a minha altura. Sou muito alta e no meio daqueles seres parecia ainda maior. A pergunta não se fez esperar: “Quantos metros tens?” Tendo sido sempre sensível quanto ao tópico, naquele momento senti-me mais que nunca uma espécie de Gulliver no meio de Liliputianos. Respirei fundo e respondi à altura da indiscrição: “Pr’aí uns 3 metros”. “Ohhh!” foi o murmúrio. Mas logo outra menina lá atrás dispara: “A minha mãe é maior que tu, deve ter uns 4!”. Pois. A noção da realidade em miúdos de 6-7 anos é mínima, mas o sentido de competição já está bem aguçadinho! Perdido o interesse nos meus metros de altura viraram-se para o item sensível seguinte: a idade. Sei que já não sou nova, mas gosto sempre de pensar que pareço mais jovem. Entre adultos manda a etiqueta que nunca se pergunte a idade a uma senhora. E eu já estou naquela idade em que não podendo dizer um número abaixo de quarenta, agradeço a atenção da discrição. Mas eu não estava entre seres educados. E a insistência da pergunta levou-me a fazer a estupidez de rodear a questão, devolvendo, com uma pontinha de coqueteria, a pergunta: “Vamos lá a ver então, hum, quantos anos é que me dão?”. “50?” “58?” ouviu-se. Em cheio no ego! Esbocei um sorriso amarelo. “Não, tenho 67!!”. Diz uma espertalhona: “A minha avó também é assim velha”. Não sei se foi a minha cara, mas apressou-se a acrescentar: “Mas tu és mais bonita”. Vá lá, safou-se.

2 comentários:

  1. "Quem pergunta o que não deve, ouve o que não quer..." ou qualquer coisa assim !! :)
    Muito boa a parte de idade !
    Paabéns pelo Blog e felicidades nesta "nova" aventura (admito que é preciso muita coragem) !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aprendi rápido que os miúdos não têm o sentido das conveniências :). Quanto à coragem... se calhar foi mais irresponsabilidade, o que, o mais das vezes andam de mão dada.
      Obrigada pelas suas palavras!

      Eliminar